VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TRABALHEI QUE ME FARTEI

Este fim de semana foi de muito trabalho, estou bastante cansada. Ainda mais que não treinava desde Quarta feira e fui hoje logo cedo correr, fiquei de rastos, agora é descansar até amanhã...!
Conforme se vê na foto, estou a usar o espaço onde estavam as favas no ano passado e que esteve em pousio durante todo o verão.
As favas este ano vão para uma zona que não é cultivada já há vários anos, fazendo assim a rotação das culturas...

Ora vamos lá ver como é, para contar como foi:
Plantei couve portuguesa, couve de nabo, brócolos, cebolo e alfaces.
Cavei terra suficiente para semear os alhos a seguir à lua cheia..., quarto minguante... fica a repousar para controle das ervas daninhas, era bom que chovesse durante esta semana que se segue... vamos aguardar. Também ainda é cedo para os alhos.
( Pelo Natal bico de pardal ) ou seja temos muito tempo...

Para a semana são as favas. Diz o Borda de água que se semeiam no minguante, portanto, a partir de sábado que vem, lua cheia a minguar... já dá para semear.

7 comentários:

  1. Adoro favas... vou ver se encontro para as por na terra. Óptima dica!!!! :)

    ResponderEliminar
  2. A agricultura dá muito trabalho mas muita gente pensa que é só ir comparar ao mercado :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Amiga isso é q foi trabalhar...tb ja tou a arranjar para plantar as cebolas de setubal q sao doces e o meu filho adora.

    Beijos e lambidelas aqui da malta

    ResponderEliminar
  4. belo trabalho e o cansaço, sei do que falo, nem se dá por ele,
    este ano tb espero sair-me melhor com os alhos,
    as favas, no ano passado foram abundantes mas só eu é que gosto, ainda assim vou voltar a semeá-las daqui a 2 semanas

    ResponderEliminar
  5. Deixo um outro proverbio sobre os alhos que o meu bisavô dizia: "se queres alho cabeçudo, semeia-o no Entrudo". Eu no ano passado semeei apenas no Entrudo, porque como choveu sempre não foi possivel pelo Natal, e digo nunca tive alhos tão graúdos! A minha teroria é de que, se o ano for seco a sementeira no Natal produz melhor, se for um ano húmido no Carnaval é mais produtivo.
    Deixo em jeito de sugestão um outro "almanaque" muito bom, com algumas dicas on line: http://www.aldeia.org/portal/PT/14/default.aspx
    se o link não der procure a revista "O Gorgulho" da Associação "Colher para Semear".
    Até breve!
    Catarina Costa

    ResponderEliminar
  6. Amei seu blog.
    Acabei de lançar um livro chamado Qualquer Versar, o download é gratuito. Dê uma lida:
    http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/2555650

    Iran Maia

    ResponderEliminar
  7. Dou comigo a pensar que é uma estranha necessidade, esta de trabalhar a terra para mais tarde colher. É agradavel colher, por ai até percebo, mas no meu caso já é uma necessidade (não monetária). Já não conseguia viver sem esta actividade tão trabalhosa. Pelos vistos não sou a unica...

    ResponderEliminar