VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

domingo, 23 de maio de 2010

Aniversário da Lia

Comprei um sistema de rega automático, vai ficar a regar sozinho durante duas semanas e eu stressada a pensar como vai ser.

Bom! Vou falar dos dias de férias mais ou menos forçadas.
Não foram Férias porque trabalhei muito, mas também não foi trabalho porque foi por prazer.
Primeiro notícias do quintal,

As couves as courgetes e as cebolas estão em bom ritmo de desenvolvimento

Vejam só os meus espinafres nascidos e amamentados cá em Lisboa, depois de desmamados e transportados para o quintal.

Na passada terça feira, fui para casa do meu filho ficar com a minha neta ela fez dois anos na quinta feira.
Fui para ajudar a preparar a festa de aniversário, fazer comer, bolos, saladas, gelatinas, croquetes e rissóis,... eu nem vos digo a trabalheira e animação que para lá houve...
Quanto ao quintal? Nada! não fiz quase nada.
Bem! Tratei as laranjeiras, mondei as cenouras, plantei mais pimentos e tomates que levei de Lisboa e ceifei montes de ervas daninhas...tanta erva daninha...

As cenouras estão a crescer muito bem, é claro que cada vez que vou ao quintal, lá ando eu a tirar ervas daninhas.

3 comentários:

  1. Boas!

    Ampliando a primeira e terceira imagem, vê-se algumas (meias) garrafas de plástico enterradas no solo - para que servem?...
    Eu no ano passado coloquei copos plásticos, dos brancos, enterrados junto a cada pé de tomateiro, e claro, estavam furados, e era para regar e poupar água. Retirei-os quando os tomateiros estavam aí com 80cm (+ ou -?), os copos eram demasiado pequenos...
    Encontrei recentemente (à coisa de dias)um forum americano que utilizou exactamente o mesmo sistema que eu fiz...só que tem uma grande diferença...os copos parecem "baldes"...
    Interessa é os resultados...
    Deixo o link do site caso queira ver?...
    Cumprimentos,
    António

    http://www.google.com/imgres?imgurl=http://i222.photobucket.com/albums/dd27/tgalmanac/May%25202009/Tomatoes-1.jpg&imgrefurl=http://www.allotments4all.co.uk/smf/index.php%3Ftopic%3D52119.0&usg=__cTfCs9BdC1nEMhA1enbDgfCHtPE=&h=480&w=640&sz=194&hl=en&start=16&um=1&itbs=1&tbnid=t8vgXHQY_-zdYM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dprotection%2Btomatoes%26um%3D1%26hl%3Den%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1

    ResponderEliminar
  2. Olá António!
    Obrigada pelo comentário.
    Os copinhos têm cerveja, são para apanhar as lesmas e olhe que resulta mesmo.
    Até sempre eugenia

    ResponderEliminar
  3. Olá Eugénia,

    Agradeço a resposta tão pronta (algo que eu tenho défice...)!
    Já tinha ouvido falar dessa armadilha para lesmas e caracóis; só que nunca a coloquei em prática (talvez por eu não beber cerveja?...). Caracóis aqui na minha horta é aos quilos... a última vez que fiz um "genocídio", foi p`raí à mês e meio (?), apanhei mais de meio balde (de 5L) desses comilões, pois bem... deitei-lhes soda cáustica em cima...assunto arrumado...
    Eu sei que é horrível este cenário; ao principio cheguei apanha-los e leva-los para um campo abandonado nas redondezas, mas não adiantou - ou eles ou as minhas plantinhas!
    Neste momento são as formigas...Uma espécie de pepino da India, que "vou estrear", é tão massacrada pelas formigas, nem crescem...
    Cumprimentos,
    António

    P.S. - "Até sempre", - Porquê?...

    ResponderEliminar